👉 Nós mudamos! Agora o CartX passará a ser chamado Cartpanda.

5 erros fatais no atendimento ao cliente de dropshipping

O atendimento ao cliente é um dos aspectos-chave de qualquer negócio, mas ele tem um peso ainda maior para uma loja de dropshipping.

O cliente de dropshipping costuma ser bem impaciente, já que em muitos casos os produtos que mais vendem no drop são aqueles que resolvem alguma dor ou prometem melhorar a qualidade de vida do comprador. 

Considerando que o prazo médio de entrega de um pedido da China é de 15 a 25 dias, você como lojista precisa se esforçar ainda mais para manter esse cliente satisfeito e impedir que ele tenha uma experiência negativa em sua loja. 

O seu atendimento pode significar a diferença entre ter um cliente satisfeito ou ter alguém que vai pedir reembolso do pedido depois de 7 dias esperando sem nenhuma novidade.

Mesmo com seus desafios, é possível ter uma taxa de satisfação alta em uma loja de dropshipping, o segredo está num atendimento de alta qualidade.

Nesse post, queremos passar 5 dicas do que você NÃO deve fazer na hora de atender seus clientes. Isso mesmo, só de não cometer nenhum desses erros sua loja já estará muitos passos à frente dos concorrentes.

Quais são os maiores erros cometidos pelos iniciantes no dropshipping?

1 – Mentir sobre o prazo de entrega.

Esse aqui é o erro mais grave e o mais comum. Vemos muita gente passando prazos impossíveis de serem atendidos para dropshipping internacional só por medo de perder a venda. Por exemplo, o lojista diz que o produto chega em 5 dias úteis sendo que na verdade levaria, em média, 20 dias úteis.

O que você precisa entender, é que o cliente que desistiria caso soubesse que o prazo é de 20 dias, não vai ficar nada feliz quando souber que o prazo de 5 dias que você passou é uma mentira, e muito provavelmente vai pedir seu dinheiro de volta (no melhor dos casos).

Na pior das hipóteses ele ainda pode abrir uma reclamação no ReclameAqui ou deixar uma avaliação negativa em sua página, além de falar mal de sua loja para seus conhecidos. Não estamos exagerando, já vimos essa situação acontecer algumas vezes.

Esse é o tipo de mentira que desmorona rapidinho e faz com que você tenha um cliente totalmente insatisfeito em suas mãos. Jamais minta sobre o prazo de entrega.

2 – Falta de profissionalismo

De maneira geral, o atendimento ao cliente é visto como um reflexo da empresa. Se o seu atendimento não é profissional, os clientes terão a mesma percepção da sua loja/de você. É claro que em alguns casos a loja pode adotar uma postura descontraída, especialmente na comunicação com o cliente em suas redes sociais.

Mas você também precisa saber quando é a hora de falar sério. É difícil imaginar um cliente ficando feliz com uma empresa tentando ser engraçadinha quando seu pedido foi extraviado, por exemplo. 

Mantenha sempre uma postura profissional e atenda bem os seus clientes. Isso não quer dizer que você precisa se comportar como um robô, uma boa regra para levar aqui é “Trate os outros como gostaria de ser tratado”. 

E por fim, tenha muito cuidado com os erros de ortografia, eles podem manchar a reputação da sua loja. Sabemos que a língua portuguesa é cheia de pegadinhas, mas sempre dê uma revisada na sua mensagem antes de enviar pro cliente, principalmente nas comunicações via e-mail.

3 – Ser insistente demais

Tome muito cuidado ao tentar garantir uma venda. Se você partir pra cima do cliente com muita insistência e tentar forçar o cliente a finalizar o pedido a todo custo, você vai parecer desesperado. As pessoas mais desconfiadas podem até achar que se trata de um golpe. 

Tenho quase certeza que você já deve ter passado por uma situação onde entrou numa loja física com uma dúvida ou só por curiosidade e se irritou com aquele vendedor chato que não largava do seu pé. Isso se aplica também para o e-commerce.

Seja prestativo, porém não exagere. Às vezes é bom deixar o cliente vir lhe procurar antes de mandar uma chuva de mensagens.

4 – Não investir o suficiente no atendimento ao cliente

Nem todo mundo tem os mesmos recursos pra montar e gerenciar uma loja de dropshipping, mas isso não quer dizer que o seu atendimento deve ser precário. Investir em boas ferramentas ou até mesmo num curso sobre como atender clientes faz toda a diferença.

Uma boa ideia é utilizar um chat online para sua loja virtual, existem algumas opções como o Jivochat que são gratuitas e tem integração com o Cartpanda. Ou seja, não tem desculpa para você não oferecer um atendimento rápido e de qualidade.

5 – Não falar a origem dos produtos

Muita gente tenta esconder de toda maneira que o produto é importado por medo de uma possível reação negativa do cliente. Mas adivinha? Esse segredinho vai ser revelado de qualquer maneira quando o pedido for entregue em sua casa.

Sabia que você pode virar o jogo e usar isso ao seu favor? Se o cliente perguntar para você o motivo do prazo de entrega ser tão grande, fale que o produto vem de sua fábrica do exterior e é por isso que você pode garantir um preço tão baixo. 

A origem do seu produto não deve ser motivo de vergonha e nem é algo para ser escondido, jogue limpo com o cliente, mas sempre tentando virar a situação a seu favor. Use isso como uma força da sua loja.

 

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comentários

Leave a Comment

Confira também

Você com certeza já ouviu relatos sobre lojas de dropshipping que vendem muito, faturando mais de seis dígitos por mês. Alguns pensam que é