👉 Nós mudamos! Agora o CartX passará a ser chamado Cartpanda.

5 motivos para você habilitar o PIX em sua loja virtual hoje mesmo!

Não há dúvidas de que o PIX causou um grande impacto na maneira em como nós realizamos pagamentos. É fácil, rápido e até parece bom demais para ser verdade. Porém ele já é uma realidade e ao que tudo indica veio para ficar.

Se você possui uma loja online e ainda não aceita o PIX como um método de pagamento, está deixando de ganhar dinheiro. De acordo com nossos dados internos, mais de 17% de todos os pedidos realizados no CartPanda são pagos pelo PIX.

Nós separamos alguns bons motivos para você mudar essa realidade e começar a receber pelo PIX agora mesmo. Acompanhe o artigo até o final para ficar por dentro de todas as dicas.

Como funciona o PIX?

Antes de falar sobre as dicas em si, precisamos deixar bem claro o que é o PIX e como ele funciona. Afinal, por que você ativaria algo em sua loja sem antes saber do que se trata?

Em resumo, o PIX é um método de pagamentos e transferências que foi criado pelo Banco Central, que tem como grande vantagem ser instantâneo. Você pode fazer pagamentos 24 horas por dia e 7 dias por semana sem ter que pagar um centavo em taxas.

E a velocidade do PIX vai além do tempo de processamento dos pagamentos/transferência, também ficou muito mais fácil e rápido fazer as operações em si. Agora você não precisa mais pegar todas as informações bancárias de uma pessoa, basta apenas uma chave PIX, que pode ser um número de telefone, CPF, e-mail ou uma chave aleatória (sequência de letras e números).

E foi essa facilidade toda que conquistou os brasileiros e está fazendo o PIX ficar mais popular a cada dia que passa. Desde lojas online gigantes até a barraquinha de cachorro quente da esquina, todo mundo está buscando se atualizar e oferecer mais opções de pagamento. E você deveria fazer o mesmo.

Confira agora os motivos que separamos para você:

1 – Confirmação de pagamento instantânea

O primeiro motivo não poderia ser diferente. O principal atrativo do PIX é poder receber o seu dinheiro na hora, e isso é especialmente útil para quem trabalha com dropshipping. Pois assim você já pode sacar o dinheiro e agilizar o pagamento do pedido do cliente.

Mas essa vantagem não é só do lojista, o cliente também se beneficia. Quem aqui nunca passou por aquela situação chata de pagar um boleto na sexta-feira e só ver ele sendo compensado lá na terça-feira? Num mundo onde entregas no dia seguinte já são realidade, ter que esperar três ou quatro dias só para aprovar o pagamento parece arcaico.

A aprovação instantânea do PIX é algo que você até pode utilizar a seu favor na sua estratégia de marketing. Você pode enfatizar que o pedido será aprovado na hora e começará a ser separado o quanto antes, isso dá um incentivo extra pro cliente comprar em seu site usando o PIX.

2 – Popularidade crescente

Como já mencionamos anteriormente no artigo, o PIX fica mais popular a cada dia que passa. É claro que ainda existem muitos clientes que não conhecem ou até mesmo não confiam nesse método de pagamento, mas eles não são a maioria.

Será bem comum encontrar pessoas curiosas e dispostas a pagar com PIX, mas algumas ainda precisarão de uma orientação especial, pois ainda é uma tecnologia muito recente.

Porém você pode utilizar isso a seu favor! Seja atencioso e oriente seu visitante no passo a passo de como comprar com PIX e você verá ótimos resultados. Você pode estar pensando “Não faz parte do meu trabalho ensinar ninguém”, e você está parcialmente certo. Mas com a competitividade do mercado atual é importante ir um passo além para ajudar e agradar seu cliente.

O PIX já é muito comum e utilizado pelo público de jovens adultos, no entanto, o público mais maduro também está se acostumando e diminuindo suas objeções. Só não espere que todo mundo vá escolher esse método no checkout, porque ele ainda não é a maioria.

3 – Gatilho mental de escassez

Todo pedido feito por PIX tem um determinado prazo de expiração, isso é algo do próprio sistema. Aqui no checkout transparente CartPanda esse prazo é de 30 minutos. Ou seja, a partir do momento que o cliente clica em “Finalizar Pedido” ele tem 30 minutos para concluir o pagamento ou o pedido será cancelado automaticamente.

Isso já é uma espécie de gatilho mental do tipo escassez. Assim que o cliente percebe o timer correndo já sente uma urgência e esse pode ser o empurrãozinho que faltava para ele finalizar o pedido.

É bem comum as pessoas comprarem por boleto sem a intenção de realmente pagar o boleto e efetivar o pedido, é mais uma questão de “Vou garantir o pedido por boleto e depois vejo se realmente compro”. Com o PIX isso não é uma opção, ou você paga ou perde a chance “pra sempre”.

4 – Quanto mais opções, melhor

Esse motivo é praticamente autoexplicativo. Você nunca vai encontrar um cliente reclamando que sua loja tinha muitas opções de pagamento. A verdade é que cada pessoa tem a sua preferência, então quanto mais opções sua loja oferecer, melhor.

Isso depende muito do seu público alvo e do ticket médio da loja. Caso você esteja trabalhando com um público mais jovem e um valor médio de pedidos baixo, há grandes chances de ter uma boa adesão de PIX, pois é um público mais familiarizado com esse método.

Por outro lado, se sua loja vende produtos com um valor mais elevado, como celulares, por exemplo, é difícil convencer os compradores a não parcelarem no cartão de crédito, já que a maioria das pessoas não podem comprometer o orçamento com uma compra à vista tão pesada.

5 – Se inspire nas grandes empresas

O número de grandes varejistas online que estão aceitando PIX como método de pagamento também está crescendo constantemente. E se essas empresas estão vendo um valor nele, é porque realmente existe algo de bom aí, concorda?


E é por isso que aqui no CartPanda nós resolvemos apostar no PIX também e fomos umas das primeiras plataformas a adotar o PIX como método de pagamento. Queríamos dar a oportunidade para que sua loja também entrasse nessa onda.

Às vezes nós não precisamos reinventar a roda, basta tirar inspiração das estratégias das grandes referências do mercado e acompanhar as novas tendências.

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim informativo da CartX para receber mais conteúdo premium.

Comentários

Leave a Comment

Outras notícias

Os empreendedores visam vender mais e conquistar novos clientes para obter excelentes resultados e desenvolver a marca. Para isso, investir em promoção no Whatsapp