Login

Coisas que espantam um cliente da sua loja online

coisas que espantam seus clientes

Você já parou pra pensar no que faz um visitante desistir de comprar em sua loja? Será que é o design? O preço? Ou o cliente era apenas um curioso que entrou no seu site porque estava entediado?

Saber como identificar e corrigir esses possíveis problemas pode salvar a sua operação da falência. E se você está começando a sua loja agora e as vendas estão indo mais devagar do que o desejado, pode ser que o motivo esteja aqui nesse artigo.

Reunimos os 5 maiores motivos que levam um cliente a fugir de uma loja online. Confira a lista abaixo.

Principais motivos de desistência

Antes de listar os motivos especificamente, precisamos entender de maneira geral o que leva um cliente que estava interessado em adquirir um produto a sair da loja.

Ou melhor, precisamos entender porque os clientes estão mais exigentes e também mais receosos. Nos últimos anos o número das vendas feitas pela internet subiu exponencialmente, ainda mais com a pandemia. De 2020 para 2021 as vendas cresceram 40%, o que é um salto bem considerável.

E com isso também aumentaram o número de fraudes/golpes. Muitas pessoas fizeram suas primeiras compras pela internet há pouco tempo e ainda são bem inexperientes, criando um cenário perfeito para golpistas agirem.

Isso faz com que os consumidores que foram lesados fiquem bem mais receosos e alertas a qualquer detalhe, por menor que seja.

E por outro lado, o aumento de vendas também trouxe muita gente nova para o mercado e muitas empresas consolidaram ainda mais a sua posição, com isso a competição está mais acirrada do que nunca.

Os clientes estão mais exigentes e não pensam duas vezes antes de abandonar uma loja e fazer a compra em outro lugar.

Agora que estabelecemos essa base, vamos olhar em detalhes os cinco maiores motivos que espantam os clientes de uma loja online.

1 – O design da loja não passa confiança

Esse aqui é sem dúvidas o mais comum. As aparências importam muito quando estamos falando de e-commerce, se uma loja não está bonita e não passa muita confiança, o visitante vai embora sem nem pensar duas vezes.

E é bem capaz de sair com uma sensação de “Ufa, me livrei de um golpe”. Portanto, invista no design do seu site, não poupe esforços na hora de criar banners bonitos e um design coerente.

Quer algumas dicas pra mandar bem na hora de criar a loja? Confira o nosso checklist para criar uma loja virtual.

2 – Erros de português

Você não pode deixar nenhum erro de português ou erro de digitação passar batido no seu site. Por menores que sejam, eles podem acabar com a reputação da sua loja instantaneamente.

É claro que ninguém está livre de cometer um erro desses, afinal, somos humanos. Mas é essencial que você faça uma revisão minuciosa de cada palavra em seu site.

Se você estiver na dúvida de qual é a forma certa de escrever uma palavra específica é melhor consultar no Google antes. Não se arrisque.

3 – Preços muito fora da média do mercado

Esse item vale tanto para produtos muito caros como para produtos extremamente baratos. Sim, pode parecer um pouco contraintuitivo, mas muitos clientes associam qualidade ao valor, e se seu produto estiver com um preço muito abaixo da média, ele será visto como um produto ruim.

E se o seu preço final estiver muito acima do mercado, é melhor reconsiderar um pouco a sua estratégia de precificação. Veja onde você pode apertar sua margem para chegar no mesmo patamar dos seus concorrentes.

4 – Loja muito lenta

Se você gosta de encher sua loja de gifs, vídeos e banners de altíssima resolução, tome cuidado, pois isso pode espantar seus clientes.

Hoje em dia a maior parte das vendas de e-commerce ocorrem pelos celulares e muitas das vezes a pessoa está na rua utilizando os dados móveis pra acessar seu site.

Se sua loja demora mais do que 2 segundos pra carregar, o visitante fica impaciente e vai embora.

Lembre-se do bom e velho ditado: “Menos é mais”. Elimine os gifs e vídeos desnecessários e trabalhe com o básico que funciona.

5 – Suporte inexistente

Imagine que você está em uma loja física e precisa tirar uma dúvida sobre um produto antes de finalizar a compra. Só que nessa loja não existe nenhum atendente. É bem provável que você fique frustrado e vá embora da loja.

No mundo digital é a mesma coisa. Em alguns casos os clientes precisam saber mais informações sobre os produtos ou sobre a sua loja antes de concluir o pedido.

Oferecer suporte de qualidade é bem importante para facilitar a jornada do seu cliente. Melhor ainda se esse suporte for através de chat online.

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comentários

Leave a Comment

Confira também

Além de ser plataforma de e-commerce e checkout transparente, o Cartpanda também conta com seu gateway de pagamento exclusivo, o Cartpanda Pay. E hoje