👉 Nós mudamos! Agora o CartX passará a ser chamado Cartpanda.

Como divulgar uma promoção no Whatsapp Business

Os empreendedores visam vender mais e conquistar novos clientes para obter excelentes resultados e desenvolver a marca. Para isso, investir em promoção no Whatsapp Business, tem se mostrado uma excelente opção, visto que possibilita enviar alertas de ofertas e lançamentos aos clientes, aproximando o relacionamento e agregando vantagens ao consumidor que faz parte da rede de contatos.

Com isso, cada vez mais, as marcas podem utilizar a plataforma de mensagens instantâneas, o Whatsapp, para impulsionar ideias para o seu negócio e fortalecer a base de clientes.

Para aqueles que já tem uma empresa consolidada, o uso deste aplicativo para novas abordagens de vendas são formas de ter um diferencial no mercado, ampliando as oportunidades e faturamento.

Mas, afinal, como é possível utilizar o Whatsapp para conseguir vender mais e ter sucesso? Como exatamente essa plataforma pode ser incluída no plano de comunicação e marketing? Para sanar essas dúvidas, prossiga na leitura deste artigo.

O que é o Whatsapp Business?

Whatsapp Business é um aplicativo desenvolvido para atender as necessidades de empresas, tornando mais simples e rápida a comunicação com os clientes.

Para isso, a rede também permite exibir produtos e serviços com praticidade, além de solucionar dúvidas no momento da compra e possibilitar a prestação de atendimento e realização de vendas pelo próprio aplicativo.

Nele, é possível criar um catálogo para os produtos e serviços que a empresa deseja divulgar, e há ferramentas que ajudam na automatização e organização ao responder as mensagens o mais rápido possível.

Um detalhe interessante do Whatsapp Business é que ele pode ser utilizado em diversas áreas e por empresas de pequeno, médio e grande porte, trazendo oportunidade e qualidade ao oferecer atendimento aos clientes e enviar notificações importantes sobre a marca.

Sendo assim, uma empresa de banho de verniz em bijuterias pode utilizar o app para manter contato com os seus clientes e, assim, realizar os seus serviços com qualidade e eficiência.

Para isso, os principais usos do aplicativo consistem em ações como:

  • Atendimento ao cliente;
  • Realização de marketing digital;
  • Marcação de reuniões;
  • Comunicados sobre a marca e ofertas;
  • Vendas.

Exatamente por essa versatilidade no uso, nos últimos anos, esta plataforma tem sido uma das principais fontes de venda pela internet. 

Mesmo que o empreendedor não tenha um e-commerce (loja virtual), ter este canal nos seus negócios pode ajudar a complementar as vendas, sendo uma excelente estratégia de negócio e de marketing.

Dicas para configurar o Whatsapp Business

A primeira informação que os empreendedores precisam saber é que o Whatsapp e o Whatsapp Business são aplicativos com finalidades diferentes, sendo que o segundo é voltado – exatamente – para esse suporte ao atendimento e ao suporte ao serviço das empresas.

Assim, o primeiro passo para o uso adequado é ter um número de celular específico para a conta comercial, assim contatos pessoais e profissionais não serão misturados e as ações de otimização podem ser feitas com mais qualidade.

No caso de já utilizar o Whatsapp pessoal para manter contato com seus clientes, o ideal é fazer a transição, informando os clientes sobre a mudança, ou mesmo trocar o aplicativo – aderindo ao business – para não perder nenhum dado, adquirindo um novo número para questões pessoais. 

Para ter ainda mais segurança no aprimoramento do plano, basta fazer um backup das conversas, ou seja, uma recuperação para uso posterior.

Por que vender no Whatsapp?

O Whatsapp, de modo geral, é um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros para o envio de mensagens, seja para se divertir, conversar e até realizar negócios. devido ao alto uso, se tornou uma plataforma fundamental para compor as estratégias de posicionamento e marketing.

Utilizando o aplicativo, os empreendedores podem fazer chamadas de vídeos e gravar áudios que contribuem com as tratativas, alcançando excelentes vendas e oportunidades.

Além disso, a plataforma pode ser uma grande ferramenta para atrair novos clientes e negociar diretamente no app. 

Contudo, é muito importante dedicar tempo para criar um planejamento, pois as vendas no Whatsapp devem acontecer com organização, garantindo que a rotina diária não seja impactada pelo envio constante e sem planejamento das mensagens.

Esta organização vale para todas as áreas, desde uma empresa de rede de distribuição até grandes marcas presentes no mercado imobiliário.

Como vender utilizando o Whatsapp Web?

Uma maneira de realizar excelentes vendas é sabendo utilizar o aplicativo da melhor maneira. Isto posto, conhecer algumas dicas e funções da ferramenta é uma ótima maneira de administrar as vendas por este canal.

As principais dicas são:

1 – Crie um perfil comercial e capriche na descrição

O primeiro passo é baixar o aplicativo e seguir as etapas para configurar o número de celular e o backup de conversas, caso o empreendedor já faça o uso do Whatsapp.

Colocar o nome da marca, o logo como foto de perfil e a localização da loja, caso haja atendimento em espaço físico, são outro passo fundamental, visto que são informações importantes para que o público conheça os dados básicos sobre o negócio e as formas de contato, reconhecendo com quem estão conversando.

O aplicativo possui um espaço destinado à descrição que pode ser utilizado para inserir um breve texto de apresentação sobre material filtrante, ou do seu negócio. 

Preencher este campo é essencial para aumentar as possibilidades de um primeiro contato, pois os consumidores podem se interessar e compreender melhor sobre a empresa e seus serviços.

2 – Organização dos horários de atendimento

Definir o horário de funcionamento do estabelecimento é algo relevante para a organização do canal, ajudando a se preparar para o atendimento e determinar os prazos para contato – seja em um espaço físico ou pela internet. 

Para os clientes, essa informação permite saber em qual momento haverá atendentes disponíveis para tirar dúvidas em tempo real.

3 – Tenha um catálogo de produtos

Um dos recursos que o Whatsapp Business oferece aos usuários é o catálogo de produtos. Esta é uma das principais ferramentas para potencializar as vendas pela plataforma e aumentar a credibilidade do seu negócio.

A organização do catálogo pode ser um pouco demorada, mas, após a finalização, o empreendedor terá mais facilidade no atendimento ao cliente e conseguirá disponibilizar os produtos com facilidade e qualidade.

Isto posto, é necessário dedicar tempo para fotografar os produtos de forma que evidencie suas características. Após este processo, o empreendedor pode selecionar as melhores imagens para compor o catálogo.

O procedimento para criar um catálogo é muito simples: basta clicar em configurações, catálogo e selecionar as fotos. 

A foto, descrição do produto ou serviço, valor e link para pagamento são dados que não podem ficar de fora do catálogo, seja de um mecânico alinhamento ou de comércio de roupas, garantindo que o cliente tenha as informações necessárias para realizar a compra.

Com o catálogo, sempre que um cliente enviar mensagens para o número comercial da marca, os profissionais podem responder à mensagem com dados completos e selecionar o catálogo para que o consumidor conheça mais o que a empresa tem a oferecer, agilizando o atendimento.

4 – Programe mensagens automáticas

Não deixar os clientes esperando é importante para evitar frustrações. Para isso, programar mensagens de ausência, respostas rápidas e saudação, por exemplo, é uma excelente medida, otimizando o tempo do empreendedor e fornecendo informações rápidas ao cliente.

A mensagem de ausência pode ser disparada em momentos fora do horário de atendimento. Já as respostas automáticas funcionam como atalhos e podem ser configuradas conforme algumas palavras-chave usadas.

Esta funcionalidade pode ser programada acessando as configurações do aplicativo com bastante rapidez.

5 – Aproveite o status do Whatsapp

O aplicativo tem uma seção para publicações instantâneas e por um determinado período, assim como o Instagram, o famoso Status.

As publicações ficam visíveis para os contatos, algo interessante para os empreendedores que podem aproveitar para mostrar lançamentos de produtos, dicas, promoções e ofertas.

Esta opção é interessante para compartilhar anúncios sem a preocupação de estar ou não sendo invasivo com os contatos.

Tudo que é publicado fica visível por 24hrs e, dependendo do que é divulgado, pode aumentar os contatos e a possibilidade de vendas, sendo que a iniciativa surge do próprio consumidor.

6 – Organize os seus clientes

As vendas no Whatsapp dependem muito da organização dos empreendedores. 

Assim, ter uma lista de clientes conforme o estágio de relacionamento com o negócio e os interesses permite definir quais são os clientes fiéis, quais estão em fase de fechamento da venda, enviando materiais mais adequados para cada grupo.

A organização também permite que a equipe de atendimento trabalhe com eficiência, identificando as ofertas, mantendo o fluxo da comunicação. Assim nenhum cliente ficará esperando muito tempo para ter respostas ou manterá dúvidas sobre os serviços de veterinário 24h.

7 – Ofereça conteúdo para os consumidores

Os empreendedores não estão proibidos de criar propagandas, mas, é importante não focar apenas neste tipo de conteúdo. 

Atuar como vendedor convencional a todo momento, apenas enviando publicidade é um comportamento que pode gerar poucos resultados no sentido de fidelização e relacionamento.

Criar materiais com dicas sobre os produtos do catálogo da empresa, por exemplo, pode ser uma ótima estratégia de marketing de conteúdo, trazendo mais interações e confiança. O conteúdo, seja em formato de texto ou vídeo, ajuda no engajamento dos clientes.

8 – Utilize gatilhos mentais

Os gatilhos mentais são técnicas de convencimento dos usuários, considerando alguns aspectos chave que influenciam na tomada de decisões, se mostrando por meio de frases e ações durante a tratativa e conteúdos.

Um gatilho de escassez, por exemplo, pode levar as pessoas a fazer compras mais rapidamente, não levando muito tempo para considerar, de modo a concluir o processo antes do produto acabar. 

Já o de urgência cria a necessidade de comprar o mais rápido possível, já que se trata de uma oportunidade única.

Independentemente do gatilho utilizado, o segredo é provocar emoções nos clientes para tirá-los da zona de conforto, aumentando as vendas.

9 – Campanhas de vendas

Saber vender é essencial para ter bons resultados. Alguns empreendedores, por medo de ser invasivo, não se sentem seguros em enviar mensagens aos clientes.

Ter uma linguagem persuasiva para uma campanha de vendas pode ajudar a obter uma boa recepção e trazer materiais objetivos e/ou de valor, demonstrando os benefícios, além de utilizar o canal correto (como o whatsapp business) são fundamentais para esses contatos.

Destacar os diferenciais do seu negócio, como fornecedor de sacolas plásticas personalizadas, pode ser uma estratégia para conquistar os clientes, mostrando que a sua marca é uma excelente opção para atender as necessidades de consumo.

Deste modo, utilizar o Whatsapp Business é uma ótima maneira de aumentar as vendas do negócio, utilizando um canal de comunicação muito importante e comum no dia a dia das pessoas, algo que pode ajudar a melhorar estratégias e fazer com que sua empresa tenha ótimos resultados.

 

 Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comentários

Leave a Comment

Confira também

O atendimento ao cliente é um dos aspectos-chave de qualquer negócio, mas ele tem um peso ainda maior para uma loja de dropshipping. O