A primeira coisa que vem à mente de muitas pessoas quando pensam em dropshipping é Aliexpress ou China. Mas recentemente, o dropshipping nacional tem ganhado cada vez mais força e está se tornando uma opção muito viável para o Brasil.
Você sabe como praticar esse modelo de negócios? Conhece algum fornecedor brasileiro? Já ponderou as vantagens e desvantagens comparado com o dropshipping internacional? Essas são algumas das perguntas que quero responder no artigo de hoje.
O que é Dropshipping Nacional?
Dropshipping é uma modalidade de vendas onde o pedido é enviado para a casa do cliente diretamente do fornecedor, ou seja, você não tem nenhum estoque físico.
E como o próprio nome sugere, no dropshipping nacional esses envios partem do mesmo país de onde foi feita a compra, no nosso caso, o Brasil.
Esse tipo de venda é bem mais cômodo para o dono da loja, pois ele não precisa se preocupar com quase nada da logística, basta receber o pedido do cliente, fazer o pedido no fornecedor e solicitar que seja enviado diretamente para a casa do cliente.
Dropshipping Nacional e Dropshipping Internacional: vantagens e desvantagens

Esse aqui é um debate muito antigo entre a comunidade de drop. Afinal, qual dos dois vale mais a pena: nacional ou internacional?
Eu vou apresentar alguns pontos positivos e negativos das duas modalidades e cabe a você decidir qual se encaixa melhor de acordo com as suas necessidades. É, não existe um resposta absoluta, é bem relativo.
Vantagens do dropshipping nacional
Sem dúvidas a maior vantagem é o tempo de entrega. Esse é o principal motivo que leva as pessoas a quererem operar com drop nacional.
É possível ter pedidos que chegam em menos de 5 dias corridos dependendo da distância entre o comprador e o fornecedor. E isso é simplesmente impossível no dropshipping internacional.
Outra vantagem é a facilidade de escalar sua operação. Por estar mais perto do fornecedor, fica bem mais fácil negociar preços, prazos e demandas para você conseguir escalar as vendas da sua loja com mais tranquilidade.
Desvantagens do dropshipping nacional
Ao meu ver, o maior problema do dropshipping nacional está nos preços. Dependendo do produto que você quiser vender é praticamente impossível conseguir um bom preço para ter uma margem de lucro decente e escalar direito.
Alguns produtos que tem um grande potencial de vendas são bem difíceis de serem encontrados a preços competitivos, o que basicamente acaba com a viabilidade deles aqui.
Alguns exemplos bem claros disso são os produtos eletrônicos, como fones bluetooth e smartwatches. Apesar da alta do dólar eles ainda são mais rentáveis quando comprando de fora.
Vantagens do dropshipping internacional
O dropshipping internacional lidera com ampla vantagem na parte de preços, quantidade de fornecedores e também de produtos disponíveis.
Outro aspecto que passa despercebido por muita gente é na parte de integrações para e-commerce. Por ser muito utilizado, existem várias ferramentas que fazem a integração entre fornecedores e sua loja, tornando o processamento de pedidos muito mais fácil.
Desvantagens do dropshipping internacional
Sabe toda aquela vantagem do drop nacional? Pois é, imagine aquilo, só que ao contrário.
De longe a maior desvantagem do dropshipping internacional é o tempo de entrega. Dependendo do frete selecionado pode ser que o pedido leve mais de 45 dias para chegar. E como você pode imaginar, não é nada fácil manter o cliente aguardando por 45 dias sem perder a paciência.
Mas tudo isso é recompensado pelos preços e variedade de produtos, então resta estudar qual é o melhor frete para dropshipping e se adaptar.
8 fornecedores de dropshipping nacional para começar seu e-commerce

Está perdido e não sabe onde começar a encontrar um fornecedor para abrir a sua loja de dropshipping internacional?
Aqui vão algumas sugestões que escolhi baseado em pesquisas e opiniões de outros usuários. Cada uma dessas lojas tem uma área de atuação diferente, então escolha a mais adequada para você:
- Hayamax – Distribuidora de Produtos eletrônicos
- Empório Bags – Bolsas e acessórios
- Xtreme – Atacadista com ampla seleção de mercadorias
- Vivo na 25 – Acessórios e capinhas para celular
- Atacado Barato — Produtos variados
- Macro distribuidora/Yakao – Umas das maiores do mercado. Oferece muitos produtos diferentes
- Lux Jóias – Jóias e folheados
- Kaisan – Moda
Quando não investir em dropshipping nacional?
Nem sempre o dropshipping nacional é a melhor escolha. Às vezes é melhor você partir para o internacional ou escolher um modelo de negócios diferente.
Confira alguns cenários onde é melhor você operar com outro modelo de negócios:
Você está pronto para evoluir sua marca própria
Embora seja possível fazer um whitelabel por dropshipping, é muito mais vantajoso criar a sua própria marca quando você tem controle total sobre todos os aspectos da operação, inclusive a entrega.
Assim você poderá trabalhar de acordo com as condições que são melhores para você, podendo até oferecer embalagens personalizadas e alguns toques que só uma marca própria pode ter.
Seu ramo de produtos é o de eletrônicos
Encontrar bons preços em produtos eletrônicos no comércio nacional é muito complicado, e mesmo que você conseguisse, teria que trabalhar com margens extremamente baixas.
Se você pesquisar, perceberá que os vendedores do Brasil mesmo utilizam fornecedores internacionais. Então você não precisa reinventar a roda. Faça o que funciona.
Como a CartPanda pode ajudar você com o dropshipping nacional
Acabamos de criar um vídeo mostrando todas as vantagens de ter uma loja no CartPanda e como você pode utilizar as nossas funcionalidades para faturar mais
Conclusão sobre Dropshipping Nacional
O dropshipping nacional é um modo de e-commerce que está ganhando cada vez mais popularidade entre os empreendedores brasileiros.
Entre suas principais vantagens estão o prazo de entrega reduzido e a facilidade na escala da operação. Isso torna muito fácil conquistar clientes e conseguir compras repetidas.
Em alguns casos acaba sendo melhor trabalhar com dropshipping internacional, especialmente se você pretende vender produtos eletrônicos, cabe a você analisar os pontos positivos e negativos citados nesse artigo e ver qual se encaixa melhor.
E para dar aquela forcinha, apresentei oito dos principais fornecedores de dropshipping nacional, cada um com uma área de atuação diferente.
Seja qual for a sua escolha, o CartPanda pode lhe ajudar a alcançar um ótimo faturamento e fazer você ter uma loja campeã.
E para ter uma loja campeã você também deve contar com uma estratégia de marketing poderosa, por isso, recomendo que veja nosso artigo sobre Os 4 Ps do marketing.
5 thoughts on “Dropshipping Nacional: 8 fornecedores para o seu e-commerce”
Gostei do que vi, estava com algumas dúvidas e foram totalmente sanadas nesse conteúdo apresentado… Muito obrigado!
Quero me cadastrar
Conteúdo top!!! 👊
boa tarde, gostaria de saber como voces trabalham, se só é fornecido os dados do fornecedor e se seus fornecedores fazem o envio direto para cliente mandando a etiqueta do MP?
yakao nao ta fazendo dropshipping não, infelizmente…