Login

Dicas para escrever uma descrição de produto que converte

Uma boa descrição de produto faz toda a diferença na hora de concretizar vendas. É ela que vai ajudar a vender os benefícios do seu produto e convencer aquele cliente que está em dúvida de que o produto que você está oferecendo realmente vale a pena.

No entanto, escrever uma boa descrição que seja cativante e convincente pode ser uma tarefa bem difícil. E é justamente nesse ponto que nós vemos muitos iniciantes pecando. Seja por falta de esforço na hora de começar a escrever ou simplesmente por falta de conhecimento.

De qualquer maneira, a elaboração de uma boa descrição de produto é um dos aspectos mais importantes para você dominar se quiser aumentar a conversão de sua loja online.

Quer 3 dicas infalíveis para criar uma descrição que produto que converte de verdade? Então se liga no post!

Dica 1: Fale diretamente com seu público-alvo

Se você tentar escrever uma descrição pra agradar todo mundo, provavelmente não vai agradar ninguém. No final, você vai correr o risco de fazer uma descrição bem genérica e nada chamativa.

Por isso, você deve ter uma visão bem clara de quem é o seu consumidor final, saiba quais são seus gostos e o que ele está buscando num produto. Com isso em mente, escreva uma descrição especialmente para esse pessoa, utilize uma linguagem compatível e tente atingir todos os pontos críticos. Saiba o que esse cliente busca e quebre as objeções dele logo na descrição.

Uma boa estratégia é você imaginar que está falando diretamente com uma pessoa, apresentando seu produto e seus pontos fortes.

Dica 2: Evite usar clichês

Uma frase clichê já foi usada tantas vezes que ela chega a perder uma grande parte do seu peso e significado, sem contar que existe a chance de os seus competidores estarem usando exatamente as mesmas frases e/ou termos clichês.

Na melhor das hipóteses, os clichês na sua descrição causam um ar de “preguiça”, ou seja, é não vale a pena implementar. Coloque-se no lugar do cliente, é muito difícil acreditar numa descrição de um produto quando você já leu algo similar centenas de vezes antes.

Desista de colocar uma frase de efeito ou uma palavra vazia que não agrega em muita coisa. Dizer que o seu produto é “revolucionário”, “top de linha” ou apenas “excelente”, além de ser clichê e ineficiente, não traz nenhum significado real para o público.

Por exemplo:

Vamos supor que estamos vendendo um frigobar em nossa loja online, agora compare essas duas descrições e veja quais destas opções você acredita que teria um peso maior na decisão de compra de um cliente.

  • Frigobar A, tem ótima qualidade e bom custo benefício;
  • Frigobar B, tem uma economia de até 80 kwh por mês em comparação aos concorrentes, deixa sua cerveja gelada em apenas 15 minutos e ainda conta com 5 anos de garantia.

Se você escolheu a primeira opção, temos más notícias pra você… sua copy precisa melhorar muito.

A segunda opção traz muito mais informações sobre o produto em questão, o que deixa o cliente mais informado e já levanta um pouco a bola do seu produto em relação aos concorrentes.

Dica 3: Venda benefícios

Na maioria dos casos, os clientes não estão comprando um produto, eles estão comprando uma solução (ou pelo menos a projeção de um resultado). Em outras palavras, as especificações técnicas não são tão importantes quanto os benefícios que esse produto vai trazer – pelo menos para a maior parte do público. Isso não quer dizer que você não precise colocar as especificações técnicas, mas o seu foco deve ser em vender benefícios.

Os clientes sempre querem saber qual vantagem eles vão levar ao adquirir tal produto, portanto, você precisa escrever a sua descrição de produto com isso em mente. Por mais simples que o produto seja, sempre há um ângulo a ser explorado, sempre há algo que você pode destacar em seu produto que não é encontrado nos concorrentes ou que vai melhorar a vida do seu cliente de alguma forma.

Não se esqueça da nossa dica anterior: tome cuidado para não usar frases clichês e vagas, tente atrelar os benefícios à especificações do produto de maneira natural como mostramos no exemplo anterior.

Dica extra: Estude copywriting

Quanto mais você souber sobre copywriting, melhor serão as suas descrições. O copy é uma ótima habilidade para aprender, pois pode ser aplicada em diversos aspectos da sua loja. A boa notícia é que ela fica mais prazerosa a medida que você vai praticando e vendo os resultados. Atualmente é muito fácil encontrar cursos ou videoaulas sobre copywriting – e totalmente de graça.

Uma pesquisa rápida no Google e/ou YouTube devem lhe retornar vários resultados, tanto em inglês como em português. Atualmente também é muito fácil encontrar cursos online sobre copywriting. A internet está cheia de material, basta pesquisar!

Essas foram nossas dicas de hoje! Agora corra para colocá-las em prática e ver os resultados em sua loja.

Quer conferir mais dicas sobre e-commerce? Veja outros artigos de nosso blog aqui embaixo!

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comentários

1 thought on “Dicas para escrever uma descrição de produto que converte”

  1. Então boa tarde a todos os pandas entrei neste mercado agora e vi que e preciso estudar muito para alcançar vendas com lojas online e vi que não valorizam muito os pandas mas eu estou trabalhando com a plataforma de vocês ainda não alcancei vendas mas vejo que isto vai ser questão de tempo e eu ainda quero partipa de uma Network com vocês por que tenho serteza que vou vender muito ainda com vocês está e minha mensagem para vocês.

    Reply

Leave a Comment

Confira também

Introdução Garantir a primeira venda é um momento importante na trajetória de todo empreendedor. Esse é o empurrão inicial que sua operação precisa para