Como utilizar o TikTok na sua estratégia de vendas online

Lucas Machado

16/01/2024

Como utilizar o TikTok na sua estratégia de vendas online

Lucas Machado

16/01/2024

Como utilizar o TikTok na sua estratégia de vendas online

Lucas Machado

16/01/2024

Como utilizar o TikTok na sua estratégia de vendas online

Lucas Machado

16/01/2024

Não é mais surpresa que o TikTok é a sensação do momento. Ele se tornou popular graças à capacidade de criar e compartilhar vídeos curtos e divertidos, levando muitos empresários a explorar maneiras de integrar o TikTok ao e-commerce.

Você consegue enxergar o quanto a plataforma é um sucesso nas tentativas de outros sites, como o Youtube e até mesmo o Instagram, de imitar o TikTok, introduzindo recursos como Shorts e Reels.

Não é por acaso que o Brasil se destaca como o segundo país com maior utilização do TikTok globalmente. Segundo a pesquisa feita pelo Statista, aproximadamente 45,7% dos usuários brasileiros ativos exploram diariamente a plataforma para consumir conteúdo em vídeo, ficando atrás apenas da China, o berço do aplicativo.

Por isso, trouxemos no artigo de hoje algumas informações relevantes sobre a plataforma e o porquê você deve utilizá-la no seu e-commerce.

Por que fazer marketing no TikTok?

Ao criar e compartilhar vídeos criativos, interessantes e autênticos no TikTok, a sua empresa pode aumentar a visibilidade online e ter mais chances de se tornar popular na plataforma, alcançando assim um público maior.

Além disso, o marketing no TikTok tem um grande potencial para alcançar pessoas de forma orgânica, ou seja, há uma boa chance de criar conteúdos populares, que muita gente vai ver e compartilhar rapidamente, sem precisar investir dinheiro nisso.

É legal perceber que, quando esses vídeos têm muitas curtidas e compartilhamentos, eles viram tendências (Trends). Aí, a própria plataforma começa a mostrar esses vídeos para mais pessoas.

Esses vídeos são menos complicados de fazer porque não é necessário gastar tempo e esforço fazendo vídeos longos e muito detalhados como no YouTube, por exemplo. 

Vale ressaltar que o TikTok é a plataforma mais utilizada pelos jovens, especialmente pela Geração Z, que inclui aqueles nascidos entre 1997 e 2010.

Então, se você vende um produto que quer alcançar esse público, ou  se você quer direcionar uma campanha específica para essa faixa etária, criar conteúdo para o TikTok é uma ótima forma de se conectar.

Estratégias para vender no digital usando o TikTok

1. Faça conteúdos criativos e inovadores

Ao criar vídeos procure mostrar seus produtos de maneira única e criativa, para isso, procure usar música, efeitos visuais e narração para contar a história por trás.

2. Participe dos desafios e trends do momento

Participar de desafios e trends populares no TikTok é uma ótima forma de destacar seus produtos.

Alinhe sua marca aos desafios em alta ou crie algum relacionados aos seus produtos. Isso não só aumentará a visibilidade do seu conteúdo, mas também envolverá os consumidores.

3. Faça colaborações com criadores de conteúdo

Os criadores de conteúdo no TikTok costumam trazer bastante impacto para os vídeos, por isso, procure colaborações com influenciadores ou criadores de conteúdo relevantes para seu nicho.

Eles podem apresentar seus produtos de maneira diferente, atingindo uma audiência maior e construindo confiança.

4. Crie ofertas e promoções exclusivas para os usuários do TikTok

Crie uma sensação de urgência oferecendo descontos e promoções exclusivas para os seguidores do TikTok. Utilize códigos promocionais específicos da plataforma ou links exclusivos para rastrear a eficácia de suas campanhas.

5. Procure interagir com perguntas e enquetes

Estimule a participação do pessoal utilizando recursos como perguntas e enquetes.

Peça opiniões sobre produtos, cores preferidas ou sugestões para novos lançamentos. Isso não apenas envolve os seguidores, mas também fornece insights valiosos.

6. Utilize descrições claras e Links Diretos

Melhore a descrição dos seus vídeos para destacar os benefícios dos produtos e inclua links diretos para a sua loja online na biografia do seu perfil, facilitando o acesso dos interessados nos seus produtos.

CONCLUSÃO

Ao implementar essas estratégias no TikTok, você pode transformar a plataforma em um canal poderoso para impulsionar as vendas do seu e-commerce.

A chave é manter a autenticidade, estar atualizado com as tendências e interagir de forma significativa com sua audiência.

Não subestime o impacto do TikTok nas suas vendas e comece a explorar as inúmeras oportunidades que essa plataforma oferece para impulsionar seu negócio online.

Quer aprender um pouco mais sobre redes sociais e entender o porquê elas são importantes para o seu negócio? Então, indicamos o nosso artigo “A importância das redes sociais no e-commerce”.

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comece seu negócio online no Cartpanda