O comércio eletrônico e as redes sociais sempre apresentam novidades aos usuários. Afinal, o nicho de tecnologia está em constante atualização. Seja para uso pessoal ou profissional, é sempre importante nos manter antenados ao surgimento de novas funções nos aplicativos mais populares.
Em relação ao e-commerce, uma das novidades mais recentes é o Facebook Shop. Neste artigo, você vai aprender a como criar uma loja virtual utilizando a sua página do Facebook e Instagram.
O que é Facebook Shop?
O Facebook Shop é uma vitrine virtual da sua loja online. Nele, você pode configurar o catálogo dos produtos vendidos no seu e-commerce.
O Facebook Shop possui uma integração com o Instagram, WhatsApp e Messenger. Assim, a sua loja virtual estará acessível em todas as redes sociais, facilitando a interação com os usuários.
O Facebook Shop é diferente do Marketplace. Enquanto o primeiro é um shopping online, o segundo se assemelha a uma lista de classificados de jornal.
O Facebook Shop foi lançado em maio de 2020 nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, a chegada ocorreu em agosto do mesmo ano. No entanto, alguns dos recursos e funcionalidades ainda estão em fase de desenvolvimento e não estão disponíveis para todos os países.
Esta ferramenta teve o lançamento oficial antecipado para auxiliar as empresas que ficaram sem renda por causa da crise do coronavírus.
Quais as principais vantagens de ter uma loja no Facebook Shop?
O Facebook Shop foi criado para ajudar os empreendedores a aumentar as vendas online de seus produtos. Isso já é em si uma vantagem para quem possui uma loja física. Porém, mesmo para quem vende exclusivamente por um site próprio, há outras vantagens que a ferramenta oferece.
Aumento de visibilidade de marca
Uma das frases clichês do marketing é que você precisa aparecer nos locais onde seus potenciais clientes estão. E a cada ano as pessoas estão mais conectadas nas redes sociais, curtindo, compartilhando, se divertindo e agora, com o avanço do Facebook Shop, comprando também.
Assim, se você quer alcançar mais clientes em potencial, esteja cada vez mais presente nas redes sociais. Os usuários estão cada vez conhecendo as marcas primeiro no Instagram e Facebook e depois no próprio site de e-commerce.
Facilidade de comunicação
O Facebook Shop, integrado com o Instagram, WhatsApp e Messenger, oferece um leque de possibilidades para que a comunicação do cliente com a empresa se torne mais acessível.
Desta maneira, é muito mais provável para os usuários que visualizam seus produtos nestas redes sociais entrarem em contato para tirar dúvidas. O processo para conversar é mais fácil e simples do que acessar seu site e ir na aba de contato, por exemplo.
Gerenciamento facilitado
Caso você possua uma loja online no Shopify, você tem acesso, dentro dessa plataforma, a um recurso para conectar e criar uma loja no Facebook Shop de forma automática. Assim, cada nova atualização de produto é também inserida na página do Instagram e Facebook da sua marca.
Gratuidade
Não há cobrança de taxas para utilizar esta funcionalidade. Você tem em mãos mais uma opção para atrair novos consumidores e não precisará pagar nada por isso. Então, por que não aproveitar e utilizar?
Logo adiante você aprenderá a criar uma loja no Facebook Shop.
Como criar uma loja virtual no Facebook?
Vamos agora detalhar os procedimentos para criar uma loja virtual no Facebook.
Antes de começar, eu informo a você que as funcionalidades do Facebook Shop podem ser acessadas em uma aba da sua página. Ou seja, é preciso criar uma página da sua empresa. Acredito que não é necessário mostrar os procedimentos disto. Você com certeza já deve ter uma ou tem a noção de como criar uma.
Porém, não basta apenas ter uma página, é preciso saber configurá-la corretamente e explorar todos os recursos que o Facebook oferece. Quanto mais informações você preencher, melhor posicionado a sua empresa será e a pontuação da sua página aumentará.
Para saber mais informações sobre este assunto, recomendo a leitura do artigo Como Criar uma Página do Facebook, da Resultados Digitais. Aconselho você a ler depois de finalizar este artigo.
Como adicionar uma guia loja no Facebook
Para começar, o primeiro passo é você acessar o link abaixo:
https://www.facebook.com/business/shops
Nesta página, você pode aprofundar seu conhecimento com o Facebook Shop. No final dela, você pode acessar vários minicursos em formas de artigo disponibilidades pelo próprio Facebook.
Para dar sequência a este passo a passo, clique no botão Começar
Lembrando que todos estes procedimentos a partir de agora só poderão ser feitos utilizando um computador e não o celular.
Aparecerá a seguinte tela para você.
Neste momento, você escolhe a melhor forma. Se já possui um site próprio, será melhor enviar o cliente para realizar o pagamento no site. Caso contrário, escolha a 2 º opção. A terceira pode ser viável também, vai depender se você está disposto a responder seus clientes de forma rápida.
No momento em que este artigo foi escrito (28/10/2020), ainda não há no Brasil a opção de finalizar a compra no Facebook ou Instagram.
Por isso, escolha a opção de levar para o site oficial da sua loja.
Como configurar loja no Facebook Shop
Na próxima tela, você precisará escolher uma das páginas que você administra com o seu perfil pessoal. Escolha e clique em Avançar.
Depois, escolha um nome para o seu Gerenciador de Comércio. Esse nome é para identificação pessoal e não estará visível para outras pessoas.
Você precisará conectar a sua loja no Facebook com uma conta no Gerenciador de Negócios – plataforma utilizada para fazer anúncios patrocinados. Caso você tenha uma conta, selecione. Caso contrário, crie uma preenchendo as informações básicas.
Após clicar em Avançar, será necessário informar um e-mail comercial. Dê preferência aos e-mails profissionais, com o @nomedasuaempresa.com.br do que os genéricos Gmail, Yahoo ou Hotmail (às vezes esse tipo comum de e-mail nem mesmo é aceito).
Feito isso, escolha onde quer exibir os seus produtos. É preferível selecionar o Facebook e Instagram.
A última etapa será a escolha de um catálogo de produtos (veja imagem abaixo). Clique em Ir para os catálogos para começar.
Como gerenciar os produtos no Facebook Shop
Escolha a categoria que seus produtos se encaixam. A grande maioria das pessoas se enquadra na primeira opção.
Selecione a opção Carregar informações de produto e avance para a próxima etapa.
Na última tela, clique em Ver catálogo e você será redirecionado para o Gerenciador de Catálogos. Salve este link na aba de Favoritos para sempre acessá-lo com rapidez, pois você retornará a ele mais tarde.
Agora, vamos adicionar um novo item.
Se você escolher a opção de adicionar manualmente, detalhe e especifique o seu produto. Não vou mostrar esse processo aqui porque é feito da mesma forma como se fosse na sua loja virtual.
Todo este processo foi feito para criar um catálogo e depois um item deste na sua loja do Facebook Shop. Feito isso, a sua página ficará semelhante a esta.
A próxima etapa irá mostrar como ativar a sua loja no Facebook Shop.
Como gerenciar os pedidos no Facebook Shop
Antes de você gerenciar seus pedidos, é necessário ativar a sua loja. Para isso, atente-se as instruções abaixo:
- Acesse a página do seu negócio como administrador
- No lado esquerdo da tela, encontre e clique em Configurações
- Depois, vá até Modelos e Guias.
- Mude o seu modelo atual para Compras.
- Feito isso, volte para a sua página
- No lado esquerdo da tela, uma nova opção Gerenciar loja surgiu
- Clique e faça o processo de ativação da sua loja no Facebook Shop
- Pronto. A sua loja está configurada. Agora no botão azul que a maioria das páginas possuem o Saiba Mais, no seu caso estará Ver loja e o visitante irá visualizar seus produtos dentro do Facebook e será direcionado para o seu site ao clicar nele.
Para fazer todo o gerenciamento de produtos e pedidos, acesse o Gerenciador de Comércio conforme mostrado anteriormente. Ele pode ser acessado diretamente pelo link que você salvou ou na aba Gerenciar Loja.
3 dicas para se destacar e vender mais no Facebook Shop
Segue agora mais algumas dicas para explorar ao máximo esta ferramenta.
Alimente o seu perfil diariamente
Você precisa tratar a sua marca nas redes sociais de forma séria. O Facebook e Instagram gostam de postagens diárias, seja nos Stories ou Feed. Por isso, poste conteúdo de qualidade. Não utilize estas redes sociais apenas para mostrar seus produtos.
As pessoas conectam com pessoas e não com empresas. Você já notou que a Magazine Luiza e as Casas Bahias criaram personagens para interagir com a audiência e clientes? Aprenda com eles. Mostre a sua cara.
Normalmente, o Feed é utilizado para as fotos bonitas, enquanto os Stories mostram a realidade por trás dos bastidores, mostram quem realmente você é. As Lives também são muito importantes para gerar engajamento.
Com um planejamento de postagem de conteúdos, o algoritmo entenderá que seu perfil é forte e mais seguidores orgânicos você ganhará.
Faça anúncios patrocinados
O tráfego pago será cada vez mais necessário para o crescimento de audiência na Internet. Se você é dono de e-commerce, com certeza já utiliza esta estratégia de divulgação. Quanto mais dinheiro você investir em anúncios patrocinados, mais pessoas propícias a comprar você atingirá e menos trabalho nas postagens orgânicas você precisará fazer.
Existe diversas modalidades de anúncios do Facebook. Você pode anunciar para ganhar curtidas, comentários, compartilhamentos, vendas, entre outros. O melhor professor para ensinar este assunto é o próprio Guia de Anúncios do Facebook
Troque interações e engajamento por descontos
Uma forma rápida, fácil e prática de vender utilizando o Facebook Shop sem precisar dominar a ferramenta de anúncios é oferecer descontos e preços promocionais em troca de curtidas, comentários e compartilhamentos. Agindo desta maneira, você estabelece uma relação de ganha-ganha com seu seguidor e conquistará mais clientes.
Você mesmo talvez já foi marcado por um amigo seu para participar de um sorteio. Esta também é uma maneira legal de crescer organicamente nas redes sociais.
Conclusão
Neste artigo, você aprendeu o passo a passo de como criar uma loja virtual no Facebook Shop. Além disso, você entendeu como é importante para os empreendedores, principalmente aqueles que vivem de comércio online, estarem presentes de forma profissional nas redes sociais.
Novas funcionalidades estão sendo testadas e serão lançadas em breve. Por exemplo, nos Estados Unidos já é possível receber pagamentos diretamente dentro da plataforma do Facebook e também vender produtos em Lives e Stories.
Você aprendeu tudo o que está acessível do Facebook Shop para os residentes no Brasil. Quando houver novas atualizações, este texto também será atualizado.
Convido você a continuar aprendendo ainda mais sobre e-commerce e lojas virtuais. Leia o artigo Shopify: O que é, vantagens e como ter sua loja na plataforma
6 thoughts on “Facebook Shop: Guia completo de como criar loja no Facebook”
Parabéns ótimo artigo!!!
Vocês são top d mais!!!
Muito obrigado Luciana! Fico feliz que tenha gostado do artigo.
Oi Lucas, gostei muito do seu artigo. Eu estou com problema pra configurar minha loja no Facebook e a opção compras no Instagram, poderia me orientar? Eu já pesquisei pela internet toda, mas não consigo concluir. Já até criei um site na loja integrada, registrei um domínio no Registro.br, e vinculei nas Configurações do Negócio/Segurança da Marca/Domínios do Facebook. Lá consta como verificada, porém ao clicar em ‘Configurar Compras no Instagram’, ainda é apresentada a mensagem “Verifique o domínio do seu site pag.ae Para usar Compras no Instagram, você deve verificar a propriedade do seu domínio no Gerenciador de Negócios usando um computador.” Não sei o que há de errado. Faz ideia o que possa ser? Desde já te agradeço imensamente pelo apoio.
Que bom que gostou! Então, Isabella, não sei lhe dizer como funciona certinho na Loja Integrada, mas aqui no CartX nós temos um espaço de meta tag que você coloca o código fornecido pelo Facebook e eles conseguem fazer a verificação do seu domínio.
Mas como é em outra plataforma infelizmente não consigo lhe ajudar. Mas acredito que o suporte da própria Loja Integrada possa ajudar nisso.
Caso contrário, traz sua loja aqui pro CartX, bem fácil fazer essa integração aqui 🙂
Obrigada pelo feedback, Lucas. Vou continuar tentando, mas desde já agradeço pelo convite ^^
Imagina! Espero que você consiga resolver o quanto antes 🙂