👉 Nós mudamos! Agora o CartX passará a ser chamado Cartpanda.

Como conseguir mais tráfego orgânico em sua loja

Aumentar tráfego orgânico

O tráfego orgânico é extremamente importante para qualquer loja online, pois permite que você receba novos visitantes sem precisar investir em anúncios. E ter um bom fluxo de tráfego orgânico é essencial para quem quer ter uma operação saudável e duradoura.

Existe uma frase bem popular que diz “Se você quer esconder algum crime que você cometeu, coloque-o na segunda página do Google”. Isso porque a enorme maioria dos usuários nunca passa da segunda página quando está buscando algo. Ou seu negócio aparece na primeira página ou ele é quase inexistente.

E para aumentar a quantidade e a qualidade dos visitantes em sua loja, você vai precisar empregar algumas técnicas de SEO em seu site.

O que é SEO?

Resumidamente, Search Engine Optimization (SEO) é o nome dado ao conjunto de técnicas que você utiliza em sua página para ser reconhecido como um conteúdo relevante e positivo para o cliente pelos motores de busca, como o Google.

Pra alcançar a primeira página, o conteúdo da sua loja precisa encaixar com a intenção de busca do potencial visitante. Você precisa provar para o Google que o seu conteúdo é relevante e que vale a pena visitar seu site.

O SEO é dividido em três partes, todas igualmente importantes.

  • SEO Técnico: aquelas coisas por trás dos panos que você não vê, mas afetam a experiência. Um bom exemplo seria a otimização da página (versão mobile e velocidade de carregamento).
  • SEO on-page : é a forma mais palpável do SEO, porque você pode dizer diretamente para os motores de busca e para os leitores sobre o que se trata seu site utilizando keywords, metadescrições, slugs, texto alt nas imagens, etc.
  • SEO off-page: todo o trabalho que você faz fora do site com backlinks (links para seu site em outras páginas) para aumentar a relevância do seu domínio.

Assim que o Google perceber que seu site oferece uma boa experiência para os visitantes, ele vai levar você mais próximo da tão desejada primeira página.

Porque alcançar a primeira página do Google é essencial

Como falamos na introdução do artigo, a visibilidade dos sites que estão na primeira página do Google é infinitamente maior do que as que estão na segunda, imagine então na terceira ou quarta. Se você quer ser visto você precisa estar na primeira página.

Esse é basicamente o único motivo que importa: visibilidade. Com seu site sendo visto por mais pessoas as chances de você receber mais acessos organicamente são bem maiores, isso vai ajudar a trazer novos clientes sem que você precise investir em tráfego pago, o que aumenta o seu faturamento.

É claro que alcançar a primeira página do Google não é fácil e também não vai acontecer da noite pro dia, afinal, a concorrência é bem grande. Mas pra sua sorte, muitos dos seus competidores não sabem o que é SEO e/ou como eles podem empregar essas técnicas para alavancar seu site e aumentar o número de acessos orgânicos.

Não se preocupe, é possível alcançar a primeira página do Google sem investir rios de dinheiro. Tudo que você vai precisar é de tempo e consistência.

Você já sabe que a Cartpanda está sempre pronta para lhe ajudar no que for preciso, certo? Então confira as dicas abaixo sobre como usar keywords da melhor maneira para aumentar o tráfego orgânico na sua loja.

Utilize as keywords certas para aumentar seu tráfego orgânico

Antes de mais nada, vamos definir o que são keywords. Uma keyword – ou palavra-chave – é o termo que você utiliza em sites de busca quando quer pesquisar algo.

E numa loja online há várias opções para inserir keywords. Você pode colocá-las ao longo da descrição do produto, metadescrição da página, tags de título (H1, H2, H3), slugs, entre outras.

O grande segredo do SEO é achar a keyword certa. Uma boa keyword deve ter um volume de busca alto e uma competitividade baixa, isso vai facilitar bastante a sua subida no rank do Google.

Também é possível utilizar sinônimos, caso a keyword principal esteja muito disputada.

Quer achar bons sinônimos? Faça uma pesquisa usando uma das keywords principais, vá até o final da página e olhe as buscas relacionadas, isso vai lhe dar uma ideia de outros termos relevantes.

Utilize o Google Keyword Planner para encontrar as keywords certas, essa é uma ferramenta gratuita oferecida pelo próprio Google.

Quando encontrar as keywords, insira elas naturalmente em seu site. O Google consegue perceber quando você está jogando uma sequência de keywords de maneira aleatória só pra tentar ranquear melhor e acaba penalizando seu site por isso.

Agora é só colocar essas dicas em prática pra ver seu site decolando nos ranks do Google!

Quer aprender e-commerce?

Inscreva-se no boletim da Cartpanda para receber mais conteúdos de alta qualidade como este.

Comentários

Leave a Comment

Confira também

O atendimento ao cliente é um dos aspectos-chave de qualquer negócio, mas ele tem um peso ainda maior para uma loja de dropshipping. O